sábado, 10 de janeiro de 2015

Relação sexual e menstruação

Relação sexual e menstruação

A relação sexual durante a menstruação é um tema que deixa muitas dúvidas nas mulheres. Existem alguns fatores, como a diminuição do pH e aumento da umidade vaginal, que podem levar a consequências para saúde e que incluem:
  • Aumento das chances de desenvolver infecções genitais;
  • Relação desconfortável e dolorosa por aumento da sensibilidade da pele que que reveste a vagina;
  • Aumento nas chances de contaminação com alguma DST.
​​Apesar destas consequências, a mulher pode manter o contacto íntimo durante a menstruação desde que se sinta confortável, mantenha boa higiene da região íntima e utilize métodos de contracepção, como o preservativo, para evitar as doenças sexualmente transmissíveis.

É possível engravidar menstruada?

É possível engravidar menstruada, mas este risco é muito reduzido e acontece em muitos poucos casos. Normalmente a menstruação com perda de sangue acontece quando o sistema reprodutor feminino expulsa as paredes do endométrio, necessárias para a fixação do óvulo fecundado no útero. No entanto, caso a mulher tenha contato íntimo com o seu parceiro durante esse período ainda pode engravidar, pois o espermatozoide é capaz de durar até 3 dias dentro do útero, fecundando o óvulo seguinte.
O risco de engravidar é maior nas mulheres que sofrem com menstruação irregular, mas pode ser diminuído se as relações acontecerem nos últimos dias do período menstrual. Contudo, a melhor maneira de evitar uma gravidez indesejada é utilizando algum método contraceptivo, como o preservativo, a pílula anticoncepcional ou o DIU, por exemplo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário