domingo, 24 de outubro de 2010

O Lobo Ou a LOBA (Canis lupus) é um animal fascinante, cuja simbologia varia de acordo com a cultura dos povos.

Quando se pensa no significado do Lobo, uma conclusão é certa; Ainda que tenha para cada povo um significado diferente, o Lobo em todas as culturas sempre vai nos remeter a idéia da fome insaciável, do desejo, do anseio incontrolável...

Sempre admirado e temido, o lobo representava para os povos antigos que viviam em tribos nas florestas, a separação entre a vida e a morte. Era o medo da noite, do desconhecido. Não se entrava na floresta a noite, pois a noite na floresta era dos lobos e os lobos são implacáveis.

Mesmo nos dias de hoje crescemos acreditando que o Lobo é mau, através de contos infantis como contos de chapeuzinho vermelho e e 3 porquinhos.

O Lobo é também símbolo da fidelidade( só possui uma parceira por toda a vida ), União de um grupo.

No Japão o Lobo é invocado quando se deseja proteger um local. Os muçulmanos acreditam que o lobo é um obstáculo para a Meca e pode simbolizar a besta do apocalipse. Os Espanhóis antigos acreditavam que o lobo era a montaria dos feiticeiros.Outros povos da idade média acreditavam que as bruxas e os Bruxos se transformavam em lobos para irem aos Sabás.

Embora muitas vezes representado uivando para a lua,o lobo não uiva par a lua. O uivo do lobo pode ser por vários motivos: tristeza, alegria, solidão, para chamar outro lobo, mostrar sua posição, alertar sobre invasores, chamar para a caca, alertar para problemas ou mudanças, para pedir socorro e ate mesmo para achar companhia.
Mas é verdade que eles uivam mais nas noites de Lua cheia.Afinal, a lua cheia proporciona maior luminosidade e consequentemente melhora a visão deles e o sucesso nas caças, o que os deixa felizes

Nenhum comentário:

Postar um comentário